Shoshin -Mente de Principiante

Mente de Principiante

“Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito.”

Shunryu Suzuki em Mestre Zen, Mente de Principiante.

No Japão existe o termo shoshin, que significa “mente de principiante”. O objetivo desta prática é conservar o nosso estado de mente de principiante, pois quando estamos praticando algo, repetidamente, por um, dois, ou muitos anos, a nossa tendência é que melhoremos em alguns aspectos em detrimento do sentido ilimitado da “mente original”. Esta que é rica e auto-suficiente. É aberta e está vazia, pronta para receber preenchimentos.

Quando discriminamos demais, exigimos e ambicionamos demais, limitamo-nos. A mente do principiante é a mente da compaixão, sempre humilde e disposta a aprender.

Concordando com esse ideal explanado pelo mestre zen Shinryu Suzuki, o aclamado e falecido professor de Yoga, Shotaro Shimada, em uma entrevista dada à uma revista famosa, disse ao lhe perguntarem por que, ainda no seus 80 e poucos anos precisava trabalhar: “Graças à Deus eu preciso trabalhar. Porque se eu não trabalho, eu não estou me aperfeiçoando, não sou mais aprendiz.”

Ao aprendermos sobre algo novo, devemos sempre atentar para que a nossa mente  não fique autosustentável, autosuficiente a ponto de tecer teias que enrosquem ou se percam novos e valiosos conhecimentos.

E como dizia o grande sábio Lao Tsè “Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.”

~

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s