Sementes de tomate darão tomate e não melancia.

gratidao.jpg

Às vezes tomamos por garantido tantas coisas, que não damos valor ao que temos na vida. Quando percebemos que pelo simples fato de sermos seres humanos capazes de criar, de exercer nosso livre arbítrio, de interagir com as pessoas e a natureza, já é uma bênção, podemos levar a vida de uma maneira incrível.

Cada pessoa, cada descoberta sobre si e sobre os outros, tornam-se um cúmplice no nosso crescimento pessoal. Ou seja, mesmo aqueles que nos cutucam, que nos irritam, que nos fazem mal, mesmo eles, são elementos importantes que nos auxiliam a dar o próximo passo da auto-descoberta. Pois o ser humano, muito acomodado que é, só vai olhar para seu lado mais profundo, suas crenças, só vai crescer, quando for impelido a. Claro que algumas almas extremamentes virtuosas já acham o caminho por si só. Ainda assim, nossas adversidades são adubo para fazermos crescer nossa planta da sabedoria.

Embora seja difícil agradecermos aqueles que achamos que nos fazem mal, nos prejudicam, fazendo isso, é uma prática libertadora, pois mexe com nosso ego, com nossa capacidade de perdão, tolerância, de ver outro lado da história, de criar algo belo e proveitoso em cima de algo chato e pedante. Se não tivessem esses coadjuvantes, como iríamos ao fundo do poço cavar sobre nós mesmos? Mesmo que o sofrimento exista, podemos ser alquimistas de situações e transformá-los em belas produções.

Esse é um exercício que pode levar uma vida inteira. Mas tem um mais simples que isso: agradeça pela sua saúde, pela água que bebe, pela proteção, embora você possa achar que não tenha nada disso. Sempre há algo pelo qual podemos agradecer.

Depois disso, compartilhe a gratidão. Compartilhe as sementes da sabedoria, do conhecimento, da benevolência.

Os frutos podem demorar, mas sementes de tomate, darão tomate e não melancia.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s