Uma pausa no amargo… para o próximo passo.

uma pausa

Nascemos sabendo naturalmente degustar o que é doce. Apreciamos as frutas e bebidas doces. É agradável degustá-las e associá-las facilmente com passagens boas da nossa vida, como aquele piquenique, aquele encontro com amigos, aquela viagem para a praia, aquela festa de aniversário da família, aquele jantar com aquela pessoa especial… Tudo tem uma doçura no paladar e no ar.

Mas e quando nos aparece algo amargo, azedo? Os nossos reflexos naturais são de rejeição, a dizer pela nossa careta. Não é que todos devemos gostar do amargo e azedo, mas se prestarmos mais atenção e não pararmos nessa primeira linha de raciocínio, poderemos saber lidar melhor quando ele aparece e mais, elevar seu significado. Muita viagem? Mas olha só: se escolhermos degustar de pouquinho em pouquinho, isso até pode nos fazer bem, deixar nosso corpo mais saudável e a mente mais organizada e forte. Tudo o que é demais é nocivo. Mas se escolhermos (entra aqui a força do nosso livre-arbítrio) encarar o amargo de frente, aceitando que ele está na nossa vida e assim decidir o que vamos lidar primeiro, talvez seja um passo importante para lembrarmos da nossa capacidade de resiliência, da criatividade e do primor da arte que é degustar tudo, do bom e do ruim.

Como toda arte, isso requere tempo, prática e paciência. Não acredite em milagres sem esforço. Só há milagres depois de grande esforço. Por isso, quando as turbulências aparecem na vida de modo pesado, confuso e desesperador, insista em praticar exatamente o contrário, com algo que te pacifique, um conforto, para que você consiga pausar. A pausa é importante pois representa o que seria o outono na natureza, um momento de recolhimento e ponderação de onde devemos alocar nossas energias.

Depois disso, continue.

~EYK~

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s