O Princípio Feminino Yin

principio.jpg

O princípio feminino está presente em homens e mulheres. É a força ligada à energia Yin, à nutrição, à amorosidade, ao resguardo, à delicadeza, à Lua, à noite, à criatividade, à empatia, ao acolhimento, aos cuidados consigo e com os outros, à intuição e à amorosidade. É a constante busca pela harmonia consigo, com o Yang, com o ambiente e com a Natureza.

Houve um tempo nas histórias das mais diversas sociedades ocidentais e orientais, em que a organização social respeitava tanto o papel do homem quanto o da mulher, reconhecendo que cada um é diferente do outro, interdependente e não melhor ou pior, mas sim complementares e aliados. Além disso, a relação das pessoas com a natureza era integrada e valorizada, e os princípios de purificação do corpo e da alma eram cultuados.

Porém, pela degradação do coração humano (feminino e masculino), as energias de dominação, ambição, racionalização demasiada e egóica, conseguiram submeter a energia de cooperação, harmonização e altruísmo que essas sociedades viviam. Com a justificativa de desenvolver o “progresso” das civilizações, os novos valores e buscas individuais na realidade nos enfraqueceram e minaram nossa criatividade, espontaneidade e nosso senso de pertencimento com o todo. Assim, pagamos um preço caro pela deterioração das relações humanos, do meio ambiente e do que realmente é essencial se cultivar. Como conseqüência, temos hoje uma sociedade patriarcal cujos efeitos colaterais revelam pessoas desconexas com sua própria essência e doentes, fisica e psicologicamente vivendo em um mundo caótico e cada vez mais maltratado e explorado sem responsabilidade e escrúpulos.

No entanto, ainda que por muito tempo os códigos civis, a mídia e a sociedade patriarcal tenham suprimido o papel do feminino (tanto no homem quanto na mulher), uma enorme comoção pelo resgate e empoderamento do princípio Yin cresce no período atual. Assim, ao discutirmos, aprendermos e reconhecermos o valor do  princípio feminino, iniciamos uma conversa interna dialética sobre o que acreditávamos, o que nos falaram, o que acreditamos na nossa Essência, e o que realmente faz sentido para a harmonia pessoal e coletiva.

O princípio feminino, atuante em homens e mulheres, é a força ligada à amorosidade, ao respeito a si mesmo, ao outro e ao planeta. Torna-se então uma poderosa discussão a favor do meio ambiente, das relações humanas e da alma, e portanto uma importante ferramenta no movimento de organização interna pessoal de cada indivíduo, e por isso carrega em si o potencial para que haja uma harmonização do coletivo. Quanto mais “objetos celestes” em órbita, menos caos no Universo teremos.

~

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s