Meditação e a felicidade plena

aula de relaxamento 4.jpg

Acima da dualidade do que pode ser positivo ou negativo, há uma terceira opção: a observação sem julgamento.

A felicidade plena que os grandes sábios atingiram e tanto querem em suas grandezas altruístas que todos os seres alcancem, não é a uma felicidade comum e superficial, que é facilmente transformada em frustração ou em euforia. A felicidade plena é alcançada pela paz interior individual que por sua vez atinge o estado de ressonância com a paz coletiva. Ou seja, é um contentamento e bem-estar consistente e amplo, é uma felicidade que pode fazer os outros felizes.

Ao meditarmos, seja qual for a técnica utilizada, Vipassana, Tibetana, Zazen, Taoísta, paramos para nos observar.

Por que ela é importante nesse caminho de felicidade plena?

O grande sábio e cientista Buda Shakyamuni, há 2500 anos atrás fez um estudo sobre a raíz do sofrimento humano e portanto, como lidar e erradicar com ele. Nesse estudo descobriu como funcionamos. A cada estímulo externo provindo dos nossos sentidos, identificamos em nosso interior com tudo o que já registramos na vida, consciente ou não, e reagimos à esse estímulo. Na maioria das vezes fazemos isso de forma automática, reforçando ainda mais nossos hábitos e nossa falta de clareza sobre nós mesmos.

Na meditação, em um primeiro momento aprendemos a nos observar. Quais sensações, emoções e pensamentos estão rodeando nossa mente hoje. Qual o peso que eles têm na minha vida e como eles influenciam meus hábitos. Essas considerações começam a surgir e após uma série de prática, podemos chegar à um segundo momento de acalmar essas considerações e a lidar com elas.

Com o que nos é obvio, somado ao exercício de percebermos o que não é óbvio, e a humildade de entendermos que nem tudo é intelecto e racional, a meditação é um poderoso instrumento para que dentro de todas as nossas limitações, reconheçamos nosso potencial de nos pacificar. Reconhecendo isso, temos a oportunidade de desenvolver então a benevolência, e a vontade de trazer essa mesma paz para todos à nossa volta.

🙂

~

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s