A parte óbvia e a parte sutil da acupuntura

acupuntura.jpg

A acupuntura é uma das técnicas que a Medicina Tradicional Chinesa utiliza para harmonizar o “Ki”, “Qi”, ou energia vital. Podemos fazer uma alusão do Ki com a água que percorre desde as nascentes de rios, riachos, rios e o mar. Quando há excesso, deficiência ou estagnação de fluxo, seus arredores são afetados. A fluidez dessa água determinará se um ambiente está saudável ou não. A natureza consegue se adaptar às mudanças se preciso, e assim sempre se recria. O ser humano é um ser um pouco mais teimoso e às vezes deixa-se chegar a um estado de desequilíbrio a ponto de não conseguir a homeostase naturalmente, e aí inicia-se um processo patológico. Assim, a acupuntura lida energeticamente para melhorar a fluidez da fisiologia física, energética e mental.

Esse conceito por vezes tido como místico pela ótica ocidental, é muito prático e racional quando enxergado com olhos mais amplos e menos dicotômicos.  Tem bases de cerca de 5 mil anos e provas empíricas de sua eficácia.

A parte técnica está ao alcance de qualquer pessoa. Porém, para ela ser verdadeiramente eficaz, essa prática deverá ser realizada com um tanto de maturidade e sensibilidade do terapeuta para saber lidar com o que é objetivo e o que é subjetivo, encontrando uma síntese proveitosa para o tratamento de cada paciente buscando dar mais fluidez e naturalidade em todas as esferas e mostrando um caminho para que o próprio paciente encontre seu caminho de cura.

O Espaço Kawa baseia sua filosofia de prática em analisar o que é óbvio e o que é sutil, com o objetivo de ser uma ferramenta para dar autonomia a cada indivíduo e assim, que ele perceba como é o funcionamento do corpo e da mente, e seu relacionamento com seu ambiente, para em um segundo momento, tenha a oportunidade de atuar de forma cada vez mais alinhada e saudável.

🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s