“If you stay true to yourself, you will never be lost/Se você for verdadeiro consigo mesmo, você nunca se perderá.”

essencial.jpg

Lao Tzu em Tao Te Ching disse:  “If you stay true to yourself, you will never be lost/Se você for verdadeiro consigo mesmo, você nunca se perderá.”

Primeiramente, sabemos o que é o verdadeiro e o que é falso em nós? O que vem de nossa essência e o que vem do mundo exterior (condicionamentos, etiqueta social, manipulação, alienação, etc etc…)?

Embora seja um pensamento simples, é de extrema complexidade colocá-lo em prática, pois primeiro precisamos conhecer o que nos é verdadeiro. Para isso, precisamos passar pelo falso, quebrar a cabeça e ver que o falso não se sustenta em nossa vida, não nos comove, não nos preenche e não nos é consistente. Às vezes demoramos anos, década para aprender os nuances, pois nada também se apresenta facilmente distinguível, nada é branco e preto, tudo é cinza.

Muitos são os caminhos para isso, e práticas meditativas frequentes, cuidados com o corpo e mente, técnicas que procuram o reestabelecimento do fluxo de energia, auxiliam-nos a acalmar. Quando nos acalmamos temos terreno para começar uma organização, uma maturação da nossa percepção. Hemos de contar com a força de vontade própria também, essa às vezes tão dispersa, mas que precisa ser cultivada nesse tipo de processo.

Assim, uma vez que tiramos cada vez mais as camadas que não nos deixam ver o que nos é verdadeiro, mais e mais temos a oportunidade de ficar em contato com o que é essencial, a ponto de experimentarmos não ter qualquer sensação de se estar perdido, e por sua vez ampliando a sensação de pertencimento ao todo.E isso é algo muito próximo da paz interior e felicidade plena.

🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s