Destreza: “A mão de alguém de 14 anos não tem a mesma precisão de alguém de 30”

destreza.jpg

Assistindo o documentário no Netflix sobre Alain Passard, o chef francês dono do restaurante Arpège, pude entender um pouco de como é belo o processo de alguém com resoluções próprias levadas ao cabo, e a percepção de que tudo pode ser mais belo, gracioso e elegante.

Alain reinventou o conceito de seu próprio restaurante em uma guinada corajosa (pois poderia perder suas três estrelas do Guia Michelin) ao servir legumes da mesma forma que antes servia carnes, executando tipos de preparos parecidos com os que fazia com as carnes só que agora recriando-se em vegetais, cores, texturas, e sabores.

O cuidado com sua arte, desde a escolha do solo em que se deseja plantar um legume, até a atenção aos gestos quando na execução da formação do prato, Alain nos mostra a responsabilidade e a apreciação da maestria que adquiriu com o tempo.

Cita que desde pequeno estava inserido em uma família que incitava o trabalho artístico com as mãos, seja na cozinha, na costura, na escultura, na música. Mas que só com a prática, com influência dos melhores professores (um em especial), pôde perceber que há mil maneiras de se fazer algo, mas somente uma de se fazer com elegância, amor e maturidade.

“A mão de alguém de 14 anos nao tem a precisão de uma mão de alguém com 30”, diz.

A mão de um massoterapeuta de 14 anos não tem a precisão e acrescento, a sensibilidade de uma mão de alguém com 30. A mão de um estudante de música de 14 anos não tem a mesma precisão, sensibilidade e elegância que a mão de alguém de 30 anos… Chegar à esses 30 com dedicação, prática e percepção da maturidade, é um belo processo de se descobrir, por meio da curiosidade e dedicação, novas maneiras de se aprimorar, reinventar-se, de atentar-se ao que é palpável, técnicas, e perceber o surgimento da sensibilidade impalpável em detalhes.

As artes para serem genuínas, demandam tempo de maturação, apreciação e refinamento. Da cozinha à medicina, do varrer o chão à resiliência de percalços. Pratique.

🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s